INAUGURAÇÃO - INDÚSTRIA DE ÓLEO VEGETAL

TNL TECNAL E COOPERALFA - Uma parceria de sucesso.

  A empresa TNL TECNAL entrega o maior empreendimento da história da Cooperalfa.

Dia 25 de fevereiro de 2022, às 9:00 horas, a Cooperalfa inaugura o maior empreendimento industrial de toda a sua história de 55 anos. Trata-se da nova indústria de óleo, com área total construída de 195 mil m², localizada no complexo da Linha Tomazelli, Rodovia SC-283, km 3, s/nº, em Chapecó, oeste catarinense.

A nova Indústria de Processamento de Soja, iniciada em janeiro de 2020 e concluída em fevereiro de 2022, foi projetada e construída pela empresa TNL TECNAL, pioneira no Brasil na produção de equipamentos para a extração de óleo vegetal.

A construção desta planta de preparação e extração fará com que a Cooperalfa triplique a capacidade de processamento de soja, pois a nova fábrica está projetada para processar 2.500 t/dia soja.  “Para nós da TNL TECNAL foi um grande privilégio fazer parte deste momento histórico da cooperativa”, declarou João Sílvio Pocay, presidente da empresa TNL TECNAL. Acrescentou: “Há cerca de 40 anos, meu pai abriu as portas para esta parceria de sucesso e hoje me emociono ao ver que pude manter vivo esse legado”.

O projeto da nova indústria de óleo conta com uma planta completa para a preparação da soja recebida, a extração do óleo da semente, como produto principal e o armazenamento do farelo proveniente do processo de descascamento da soja.

Os equipamentos que compõem a nova indústria foram projetados, construídos e instalados pela TNL TECNAL, utilizando o que existe de melhor em capacidade produtiva e tecnologia mundial. Neste processo de preparação destacamos o descascamento morno Tecnal, com duas fases de quebra do grão e separação das cascas, o que reduz o consumo de energia e manutenção, eliminando a necessidade de instalação de um  secador vertical de grãos com fornalha a lenha. Na fase de extração de óleo, a tecnologia aplicada reduz o consumo de solventes e a água utilizada no processo passa por um Sistema de Efluente Zero Tecnal, onde essa água é tratada e reutilizada, seguindo os novos padrões ambientais exigidos.